ALGUNS DESTINOS DE PRAIA PELA EUROPA • BesThings

ALGUNS DESTINOS DE PRAIA PELA EUROPA

 

Alguns destinos de praia pela Europa

Texto & Fotos de António Ribeiro

 

Quando se pensa em férias, a maioria de nós irá maioritariamente pensar em destinos de praia; seja um local com mais para ver em termos culturais ou onde podemos explorar mais além da zona de praias e dos hotéis, podendo por vezes ver alguns locais ou outras cidades nas proximidades, a verdade é que algo pretendido será sempre poder descansar em um destino com praia, para recarregar as baterias.

Eu pessoalmente e talvez tal como mais amantes de viagens como eu, em que nos corre nas veias a paixão de explorar e descobrir locais, cidades e países diferentes, muitas vezes não descansamos muito nas viagens pois o nosso objectivo é conhecer e explorar onde nos encontramos, no entanto,  haverá sempre uma altura em que queremos descansar num destino de praia, quer para viajantes, ou para pessoas que simplesmente querem as merecidas férias para recuperar as energias dos dias agitados de trabalho; deixo algumas sugestões de alguns locais pelos quais passei, vejam também o artigo anterior que escrevi sobre destinos de praia menos conhecidos pela Europa.

 

Praia em Malta

 

Costa de la Luz – Espanha

(Huelva, P. Umbria, Antilla e Cádiz)

 

Obviamente que em Espanha haverá sempre bons destinos, quer seja devido à sua grande zona costeira ou claro a sua proximidade geográfica, o que fará com que no país vizinho seja sempre onde iremos encontrar bons destinos de praia.

A costa de la luz, que é a única zona costeira no sul que fica no oceano atlântico, vai desde a fronteira com o sul de Portugal (Algarve), desde a zona do Guadiana, e se estende até á zona de Tarifa, já próximo de Algeciras, junto de Gibraltar.

Esta que é a zona mais próxima com Portugal, oferece boas praias, sendo à semelhança do Algarve com águas mais quentes (que mais a norte no Atlântico) e neste caso com menos ondas devido à sua proximidade com o mar mediterrâneo.

A principal cidade desta zona é a cidade de Huelva, que embora em si não tenha praia, pois a praia de Huelva por assim dizer é Punta Umbria, que fica a cerca de 19km.

Numa das viagens que fiz á região da Andaluzia e costa de la luz, fiquei em Huelva, embora tivesse que me deslocar para ir para a praia, tinha também a vantagem de ter a possibilidade de conhecer várias praias, eu estive em Punta Umbría, La Antilla e já colado à fronteira em Ayamonte, que é também uma simpática e bonita cidade, que merece uma horas de visita. Além destes, outros locais de praia entre Huelva e a fronteira com Portugal são: El Portil, El Rompido, Islantilla, Isla Cristina e Isla Canela.

Além de Huelva outra cidade, esta embora não tão grande, já conta com praia e é uma cidade bastante típica desta região espanhola da Andaluzia, que é a cidade de Cádiz, com pequenas ruelas e um punhado de coisas para ver, além de um centro histórico bonito tem também boas praias, acho que Cádiz tem a vantagem de juntar tudo num só, no entanto se ficarmos em Huelva, temos a possibilidade de conhecer mais que uma só praia.

 

praia em Punta Umbría

 

praia em La Antilla

 

Todos os locais por onde estive eram tranquilos e seguros, para quem procura mais animação sem dúvida que Punta Umbría é o local ideal, os outros destinos mais próximos de Portugal são mais tranquilos, Cádiz também tem á volta muito que explorar; Tarifa é também uma boa opção, podendo ir até Gibraltar ou até apanhar o ferry para Tânger e conhecer Marrocos, pode ser um óptimo complemento à viagem.

Para aqui chegar penso que o melhor será ir de carro, pois a mobilidade será melhor, para Huelva podem como ir pela flixbus.

 

Artigo costa de la Luz  » Aqui

 

 

Côte d’Azur – França

(Nice, Éze e Cannes)

 

O sul de França tem também uma grande oferta de destinos para umas boas férias de verão, embora talvez os mais sonantes seja St. Tropez ou a cidade de Marselha, que é a segunda mais populosa de França, temos uma cidade que cada vez tem apaixonado mais turistas e com a vantagem de ficar próxima de outros locais de excelência, falo da cidade de Nice, na região de Côte d’azur.

Nice além é encantadora, no seu centro histórico,em Nice vieux ville, que é uma zona lindíssima, com as suas ruelas, algumas delas repletas de comércio, com destaque para a “cours Saleya”, casas coloridas e estreitas, igrejas, pequenas praças, um agradável passeio é o que vamos ter, comer a boa comida francesa, ou simplesmente um delicioso “croissant au chocolat” é algo ainda a fazer.

O espelho de água e a fountain of the sun, a Catedral de Notre Dame, subir até à colina do Castelo (e a sua fantástica cascata) e ver alguns dos seus museus são alguns dos locais a visitar em Nice.

 

placa de Nice

 

espelho de água Nice

 

cascata de água no Castelo Nice

 

praia Nice

 

Praia em Nice

 

A promenade des Anglais, que é avenida junto ao mar, é ótima para caminhar tendo vista para a cidade e o Castelo; embora a maioria das praias em Nice sejam em pequenas pedras (seixos) negras, gostei bastante.

Outra grande vantagem de Nice é a possibilidade de fazer algumas visitas a locais próximos e que têm uma beleza soberba, um deles será Cannes, a cidade famosa pelo seu festival internacional de cinema, vi pouco da cidade, mas pareceu-me bonita e as praias para mim são melhores, sendo já de areia, fica a cerca de 35 km de Nice.

O meu destaque vai, no entanto, para perderem um dia e visitar uma cidade e um país num só dia, Eze e Mónaco.

 

A vila medieval de Eze é fantástica, situada no topo de uma colina, fica apenas 15 minutos de comboio (13 km de carro), o centro histórico é soberbo e merece umas horas de visita, aqui por e simplesmente não há carros, as suas ruelas são super estreitas e têm um encanto fantástico, para chegar aqui (desde a estação de comboio) podemos ir de bus local que passa a cada hora ou subir a encosta, que demora cerca de 45 minutos, o bus desde Nice para já aqui  próximo do topo.

 

vista no topo de Eze

vista no topo de Eze

 

Éze, rua na parte medieval

 

Mónaco, é um local fantástico, este principado além da sua beleza e exuberância tem muito charme, desde o palácio do príncipe, o casino de Monte carlo, o centro histórico, as vistas fantásticas com todos os vários iates ou museus como o museu japonês, são alguns dos locais a ver no Mónaco.

 

Vista do Palácio do Príncipe Mónaco

 

Para ir para Nice, temos Voos diretos desde o Porto pela Easyjet e de Lisboa pela Tap e Easyjet.

Do aeroporto para o centro da cidade podem ir de bus (12) ou tram (L2) site transportes Nice.

Para ir de Nice para Eze, Mónaco ou Cannes, podem ir de comboio ou de bus (site de transportes).

Achei toda esta zona relativamente cara, é bastante tranquila e segura, a comunicação não é problema.

Em França o fuso horário é de mais 1h que em Portugal, a moeda é o Euro, o indicativo é +33 e o domínio de internet é; ,fr

 

Artigo côte d’ azur  » Aqui

 

 

Ilhas Gregas

(Corfu e Santorini)

 

As ilhas Gregas estão sempre no topo dos desejos de muita gente, são pequenos paraísos espalhados entre mar Jônico, mar Mediterrâneo e mar Egeu,

A oferta é enorme, sendo várias as que serão um verdadeiro paraíso, para desfrutar de sol, praia e boa comida; começando por aquela que é talvez a joia da coroa, Santorini; temos ainda: Zakynthos, Corfu, Creta (que é a maior delas), Mykonos, Rhodes, Samos, Ios, entre outras.

Já tive a oportunidade de visitar Santorini e Corfu, são bastante distintas creio que a escolha entre estas ou entre as outras dependerá do tipo de férias; se vamos para ter diversão ou romantismo, se vamos sozinhos, com amigos ou em família,

Corfu é das ilhas mais verdes da Grécia, sendo bastante montanhosa, além deste cenário temos o seu centro histórico (cidade Corfu) que é bastante bonito, tem ainda a Fortaleza nova e a Fortaleza velha, alguns museus, a ilha “mouse Island” (fiquei aqui, na zona de Perama, ficando com uma vista privilegiada sobre esta ilhota);  praias como as da zona de Paleokastritsa, Mirtiotissa, Arillas, ou La Grotta, entre outras; na maioria delas com o encanto de estarmos rodeados de montanhas, vegetação num ambiente tranquilo.

Santorini dispensa apresentações, aquela que é um símbolo do romantismo, é uma ilha encantadora, fiquei pela zona mais a sul, onde se concentram mais praias, na zona de Perissa/Perivolos, acho ótimo para aproveitar a praia. Obviamente que a cereja no topo do bolo será Oia, que é onde se diz poder ver o pôr do sol mais romântico do mundo, esta pequena vila é lindíssima, é o cartão postal da ilha, uma tarde inteira para ver as ruelas de casas brancas e cúpulas azuis, para depois contemplar o pôr do sol é algo fascinante.

Outras vilas como Pyrgos, Akrotiri, a sua capital Thira, ou uma volta de barco até às pequenas ilhotas, são mais alguns exemplos do que podemos ver em Santorini

 

Fortaleza Velha de Corfu

 

Corfu

 

Pelas pesquisas que fiz, não temos voos diretos de Portugal para nenhuma destas ilhas, contudo temos várias ofertas de companhias aéreas low-cost (ou obviamente, as de bandeira da Grécia e de cada país) em várias cidades Europeias com as quais podem fazer uma ligação rápida e barata, aproveitando para conhecer mais um novo destino.

As ilhas eram bastante tranquilas e seguras e era fácil de comunicar, achei a ilha de Santorini menos desenvolvida em transportes, mas em ambas há buses pela ilha e claro caso vão com mais alguém alugar carro será sempre boa opção; em termos de preços penso que serão sensivelmente os mesmos preços que em Portugal, talvez em hotéis haverá mais oscilação pois as ofertas aqui são mais variadas, sei por exemplo que em Santorini existem ofertas de hotéis com piscina privada em alguns quartos.

O fuso horário da Grécia é de mais duas horas que em Portugal, a moeda é tal como aqui o Euro; o indicativo é +30 e o domínio de internet é .gr

 

Artigo Corfu    » Aqui

Artigo Santorini  » Aqui

 

Santorini – Grécia

 

acessos ás casas em Oia, Santorini

 

Encosta de Fira, Santorini

 

 

Malta

 

Malta é uma ilha fantástica, que muitas vezes recomendo a amigos, pois acho que reúne tudo o que procuramos num destino de praia e sobretudo podemos escolher cada zona sendo estas diferentes entre si e sobretudo não notei as massificações (sobretudo o que acontece em muitos locais com ingleses).

Podemos ver a sua bela capital La Valletta, várias outras cidades, onde destaco Medina, apanhar um ferry para Gozo, e ir até ilha mais pequena que é Comino; sim, embora se costume dizer “ilha de Malta”, na verdade este país é um arquipélago que conta com 11 ilhas e ilhotas, sendo que apenas três são habitadas, Malta, Gozo e Comino, sendo a Ilha principal a de Malta.

A vida noturna de Malta também é fantástica, a zona mais badalada é a de Paceville (cidade de St, Julians Bay), fiquei num hotel aqui perto, e a vida noturna aqui era excelente.

As praias são excelentes, acho que devemos conhecer mais que uma, quer seja de bus, ou aluguem um carro para conhecer a ilha, acho sem dúvida que devemos explorar a ótima oferta de praias que a ilha (ilhas de Malta, Gozo e ainda a mais pequena, a ilha de Comino) tem para oferecer, um pequeno paraíso no mediterrâneo, que tem praias fantásticas, deixo aqui o artigo do João (já publicado aqui no site) que fala sobres as melhores praias em Malta.

Acho sem dúvida que Malta tem ingredientes fortes para ser uma boa opção, não é apenas um destino só de praia, pois oferece cultura, belas paisagens, diversão e com a vantagem de ter preços acessíveis, sendo também de fácil comunicação e locomoção.

 

Malta

 

Malta

 

mais uma praia em Malta

 

La Valletta, Malta

 

Gozo, Malta

 

Temos voos diretos desde o Porto pela Ryanair, de Lisboa a rota pela Ryanair começa em novembro, a companhia Air Malta tem voos com escala desde o Porto, de Lisboa pelo que sabia tinha directo, mas agora ao pesquisar surgia com escala, contudo é outra opção.

O transporte em Malta é todo ele de Bus, achei que funciona muito bem, tem ligações quer paras as praias e entre cidades, bem como para o aeroporto (duas linhas que vão à maioria dos locais/cidades) e junto por porto onde se vai de ferry para Gozo, no site transportes Malta podem  ver rotas e ter mais informações.

 

Achei na generalidade os preços como uma cidade de média dimensão em Portugal, todas as zonas me pareceram tranquilas e seguras, sendo também fácil comunicar, pois uma das suas línguas oficiais é o Inglês; nota para que aqui as tomadas, são de tipo G, como em Inglaterra.

O fuso horário em Malta é de mais 1h que em Portugal; a moeda é o Euro; o indicativo telefónico é +356 e o domínio de internet é .mt

 

Artigo de Malta  » Aqui

 

 

Cinque Terre – Itália

 

As lindas e pitorescas pequenas cinco vilas Italianas na região da Ligúria, que compõem Cinque Terre, são um destino de sonho, uma beleza e charme que saltam à vista e nos deixam deslumbrados com estas vilas nas encostas do mar da Ligúria (junto do mediterrâneo).

Acho que é um destino com charme e romantismo e que poderá ser escolhido num âmbito mais romântico, de ficar encantado com as belas casas coloridas, as ruelas e pequenas praças, as montanhas íngremes onde ficam algumas vinhas, isto tudo com um pano de fundo azul do do mar.

As praias também são boas, contudo creio que não é o seu principal propósito, mas sim este cenário que parece ter saído de um livro de histórias.

As “cinque Terre”, são Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore. todas ficam bem próximas, podem ir de bus ou comboio (eu pessoalmente recomendo o comboio, podem comprar o Cinque Terre treno, por um dia inteiro, sem limite de viagens, e que custa cerca de 18€ ,conta com acesso aos trilhos pedonais e podem usar os WC das estações sem pagar ) circulando entre as cidades, sendo as viagens rápidas , existe também trilhos que passam pelas encostas, ideal para quem gosta de caminhar e gosta de ver a natureza no seu esplendor.

Dependendo do vosso roteiro, podem vir desde La Spezia, ou desde Génova. Génova é a cidade com aeroporto mais próxima, sendo que depois daqui o comboio leva cerca de 1h. Já desde La Spezia, que foi a minha opção pois vim de Milão (podem obviamente vir de outras cidades italianas), de La Spezia para as vilas, são apenas 15-20 minutos, dependendo da vila em que vão parar.

 

Corniglia, Cinque Terre

 

Piazza Vittorio Emanuele II, Monopoli

 

Monopoli

 

Monterosso al mare, Cinque Terre

 

Manarola, Cinque terre

 

Manarola, Cinque terre

 

As Cinque Terre são super tranquilas e seguras, a comunicação é fácil, notei os preços algo elevados, mesmo para mim que fiquei em La Spezia, acho que pernoitar em pelo menos umas das vilas será fantástico.

Para chegar aqui, a cidade com aeroporto mais próxima é Génova, embora pelo que sei e numa breve pesquisa, ainda não temos voos diretos desde Portugal.

Temos ainda a opção de ir desde e para outras cidades italianas como Milão, Bolonha, ou mesmo Veneza, tendo voos diretos para aqui desde Portugal e depois como a linha de comboios de Itália, a Trenitalia é muito boa, podemos ir até La Spezia, que é a principal cidade desta região.

Em Itália, o fuso horário é de mais 1h que em Portugal, o indicativo é o + 39 e o domínio de internet é o .it

 

Artigo Cinque Terre  » Aqui

 

 

Vernazza, Cinque Terre

 

Vernazza, Cinque Terre

 

Riomaggiore, cinque Terre

 

 

Maiorca – Espanha

 

As ilhas baleares em Espanha são uma ótima opção para umas férias, para poder desfrutar do Mediterrêneo, tem excelentes praias, muita diversão e ótimos preços.

A ilha de Mallorca (usualmente chamada de Palma de Maiorca) é sem dúvida um destino de excelência, além de muito popular, sobretudo entre os jovens, pelas zonas de maior concentração de diversão noturna em Magaluf ou El Arenal, é um destino fantástico sobretudo pelas suas magníficas praias. Além da oferta mais massificada ao sul nas zonas de Calviá ou junto da capital, Palma; temos ainda zonas como a Cala d’Or ou Illetes, temos ainda outras também bem populares mais a norte, que são as zonas de Alcudia e Pollença. Creio que devemos conhecer mais que uma praia, independentemente da zona onde vamos ficar, os transportes são bons, têm as companhias de bus EMT, que asseguram os transportes em toda a ilha e também para o aeroporto; alugar carro será também sempre uma boa opção. Além destas praias fantásticas, podemos ainda perder uma manhã/ tarde, para ver a cidade/ capital da ilha, Palma de Maiorca, um agradável passeio, com bastante para ver.

 

Palma de Maiorca

 

Palma de Maiorca

 

Palma de Maiorca

 

As zonas de Magaluf e El Arenal são algo agitadas devido ao divertimento noturno, estive em Torrenova, que é ao lado de Magaluf, recomendo, pois é super tranquila

e boa praia, ficando próximo das zonas dos bares e da praia de Magaluf, deixo aqui o link do apartamento onde fiquei, em frente à praia e a um excelente preço.

 

vista da praia do apartamento (em Palmanova, junto de Magaluf)

 

Embora nessas zonas mais de loucura, aconteçam alguns excessos a ilha é tranquila e segura, também já fiquei na zona da marina e nada a apontar, o transporte público é bom, tendo várias rotas e ligações com o aeroporto.

Temos voos diretos desde o Porto pela Ryanair e de Lisboa pela Vueling, uma opção caso os voos sejam poucos, ou a preços mais elevados, é ir de até Madrid (por exemplo de bus, que é uma boa alternativa), pois daí partem vários voos diários para Maiorca.

A comunicação é fácil, pois além do espanhol o inglês é falado em todo quase todo o lado.

Em Espanha como sabemos a moeda é o Euro, o fuso horário é de mais uma hora que em Portugal, o indicativo é +34 e o domínio de internet é .es

 

Artrigo de Palma de Maiorca   » Aqui

 

 

Apúlia – Itália

(Bari, Monopoli, Lecce)

 

A região da Apúlia em Itália (Puglia em italiano) é um destino versátil, que pode facilmente ser explorado quer num contexto cultural num city break, ou para desfrutar das suas praias, nesta região da Apúlia, que fica no “calcanhar da bota ” de Itália.

Apesar de ter ido em novembro, consegui ver esta região de forma tranquila, onde gostei muito de toda a oferta cultural que esta região tem para oferecer, e embora não tenha desfrutado da praia, deu para conhecer alguns locais onde temos boas praias e onde podemos desfrutar de umas férias de verão.

Uma vez que a linha ferroviária, é muito boa, poderão explorar esta zona facilmente de Comboio; apenas a ressalva, que para ver um destino que desde já recomendo, pois acho que é obrigatório, Alberobello (uma pequena vila lindíssima, com umas casas tradicionais com telhado cónico preto, os Trullis), para chegar aqui embora haja também comboio, caso venham desde Bari o bus é a melhor opção.

A sua principal cidade da Apúlia, Bari, é uma cidade que embora mais industrializada, tem um centro histórico bonito, é bastante cheia de vida e ainda possui algumas praias próximas.

 

Fortino Sant’Antonio, Bari

 

Alberobello

 

Alberobello (lado menos turístico)

 

Desde Bari, até á cidade mais no extremo da região, a cidade conhecida como a “cidade do barroco”, devido aos seus vários edifícios de estilo barroco, a cidade de Lecce, a cidade é bastante bonita, além da catedral e de outros edifício de estilo barroco, merece uma visita; Entre estas duas cidades podemos conhecer boa parte desta região,  temos muitas ofertas, onde além de muito para ver temos praias muito boas, cidades em destaque são: Brindisi, Ostuni, Monopoli e Polignano a Mare, este último é o cartão postal da região ( a par de Alberobello), com uma praia fantástica, eu fui até Monopoli, que também recomendo, o seu pequeno e acolhedor centro histórico e a praia que parece bem tranquila, além de ter vista para este labirinto de ruelas que é um encanto conhecer.

 

centro histórico de Lecce

 

centro Histórico de Bari

 

Cala Porta Vechia, Monopoli

 

Uma região a conhecer no sul de Itália, achei a região barata, com boa gastronomia, a comunicação também é fácil e todos os locais são tranquilos e seguros.

Para chegar aqui, podemos ir desde o Porto ou de Faro pela Ryanair.

Do aeroporto de Bari para o centro da cidade podem usar o Tram, que é a forma mais rápida e com mais horários, podemos ainda ir pelo bus local (nº 16) ou pelo transfer da Trerravision.

No site de comboios de Itália, a Trenitalia, podemos comprar bilhetes de comboio entre as cidades e de bus para Alberobello.

 

Artigo Apúlia   » Aqui

 

Viagens Felizes

 

Reservas (click):

Booking – Alojamento

Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos

Iati- Seguro de Viagem

BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio

 

O conteúdo ALGUNS DESTINOS DE PRAIA PELA EUROPA aparece primeiro em Amantes de Viagens.