Aniversário de João Pessoa: veja quantos anos de história a cidade tem! • BesThings

Aniversário de João Pessoa: veja quantos anos de história a cidade tem!

O aniversário de João Pessoa é uma boa oportunidade para conhecer a história da cidade. A capital completa ano no dia de Nossa Senhora das Neves, padroeira da cidade, e promove shows com uma festa bem típica que acontece no centro histórico.

Em 2022, serão comemorados os 437 anos da capital da Paraíba. Assim, já é possível perceber que ela é uma das cidades mais antigas do Brasil — a terceira. Além disso, João Pessoa é conhecida pela orla segura e cheia de opções de bares e restaurantes. Também são atrativos as águas quentes e calmas do lugar.

Para algumas pessoas, o resultado dessas experiências pode se tonar a decisão de morar no local, fazendo valer o ditado de “quem vem, vem para ficar”. De fato, a cidade é casa de muitas pessoas naturais de outros estados que encontram na tranquilidade de suas ruas, e nos preços convidativos de imóveis próximos à praia, uma boa qualidade de vida.

Pensando nisso, criamos este conteúdo. Nele, você vai conferir, além da história e das festividades para o aniversário, as principais atrações turísticas para aproveitar bem a estadia em João Pessoa. Acompanhe para conferir!

Quando é o aniversário da cidade?

O aniversário da capital de Paraíba é comemorado em 5 de agosto. A data acontece em função das celebrações da padroeira da cidade, que dá o nome à tradicional Festa das Neves. Assim, são feitas atividades religiosas e culturais de 1º a 5 de agosto. Recitais de música clássica, shows populares, parques de diversão com aquele gostinho interiorano são alguns dos atrativos durante essa época.

A Igreja de Nossa Senhora das Neves, localizada no Centro Histórico, é o ponto de partida para as celebrações. Agora, imagine uma cidade de poucos habitantes, sem grandes movimentações, reservar uma época do ano para celebrar uma das festas populares no Nordeste. O impacto das homenagens a Nossa Senhora das Neves quebrava a rotina pacata do local, o que explica a centralidade dessa comemoração até hoje.

É válido pontuar que a parte profana da festa só iniciou no início do século 20 por conta da iluminação elétrica. Assim, as características barraquinhas de tiro ao alvo, algodão-doce, bebidas, comidas típicas e pipoca começaram a tomar forma, enfeitadas pelas pequenas lâmpadas que adornavam as ruas. Isso sem falar da clássica roda-gigante e todos os outros brinquedos que montavam um pequeno parque de diversões, muito visto no interior do Nordeste.

A tradição continua a ser realizada no pátio da Igreja Nossa Senhora das Neves e na Rua General Osório, também se estendendo pelo Largo da Igreja de São Francisco, Praça Dom Adauto e Rua Duque de Caxias. Essa região faz parte da própria fundação da cidade.

Como foi a fundação?

Uma característica importante é que o local já foi fundado como cidade. Em 1585, a Cúpula da Fazenda Real outorgou o título, tornando João Pessoa um importante centro para a administração do antigo Sistema Colonial. A margem direita do Rio Sanhauá é o marco zero da cidade que só veio ter o nome atual em 1930. Antes, tinha o nome de Nossa Senhora das Neves, Filipéia de Nossa Senhora das Neves, Frederica e Parahyba.

O nome “João Pessoa” é uma homenagem ao presidente do Estado, assassinado no Recife, na época em que concorria como candidato a vice-presidente da República ao lado de Getúlio Vargas. A cidade já foi ocupada por holandeses e viveu época de muita riqueza com os engenhos de cana-de-açúcar.

Quais museus visitar em João Pessoa para saber mais sobre a sua história?

Nada melhor do que ver objetos, fotografias, prédios e informações mais detalhadas para conhecer a história desse destino. Por isso, selecionamos três museus para que você conheça melhor não apenas a história da cidade, como a própria história da Paraíba. Veja logo abaixo.

Museu da Cidade de João Pessoa

Inaugurado recentemente, em 2021, o Museu da Cidade de João Pessoa é um prédio histórico que foi a casa do Presidente da Paraíba. Situado na Praça da Independência, no Centro Histórico, o local conta com uma exposição sobre a história do presidente paraibano, com imagens da época, móveis pertencentes à família e até a mesa onde ele foi assassinado.

Museu de História Natural

O Museu de História Natural fica na Bica, um pedaço de Mata Atlântica na cidade. O local é ideal para se conectar com a natureza e pode ser visitado de terça a domingo, das 8h às 12h e das 14h às 16h30. Lá você pode aproveitar o dia e interagir com os animais espalhados pelo parque, além de conferir um pouco da história das espécies nativas.

Centro Cultural São Francisco

Um dos principais cartões postais da cidade, o local figura na rota do turismo religioso. Dessa forma, o Centro Cultural São Francisco é formado pela Igreja de mesmo nome, o Convento de Santo Antônio, o Museu de Arte Sacra e a Capela Dourada. Realmente, esse é um dos principais atrativos para quem gosta de arquitetura.

Com sua construção iniciada em 1589 e concluída em 1788, o local guarda raridades do barroco tropical, com uso de ouro, mármore e azulejaria típica portuguesa. A arquitetura do local, com móveis de mogno, pinturas no teto e uma vista panorâmica da igreja e do convento que dá para o Rio Sanhauá valem o passeio.

Aliás, esse programa pode ser feito junto a uma volta pelas ruas do Centro Histórico da cidade, em que você pode encontrar outros pontos turísticos, como o Hotel Globo, o Paraíba Palace Hotel, a Ponto de Cem Réis e a Lagoa do Parque Sólon de Lucena. Então, ficou animado para comprar uma passagem para João Pessoa?

A capital da Paraíba faz aniversário no quinto dia de agosto. Como você leu, a Festa das Neves é uma boa oportunidade para comer uma maçã do amor, assistir aos shows planejados e aproveitar um passeio pelo Centro Histórico. Nesse sentido, vale conferir o estilo único de barroco tropical no Centro Cultural São Francisco, o Museu de História Natural, localizado em um pedacinho da Mata Atlântica e o Museu da Cidade de João Pessoa.

Lembra do costume de quem visita João Pessoa? Então, se for muito radical uma mudança para outro Estado, que tal visitar mais de uma vez a cidade? Isto é, viaje com facilidade ao fazer parte do Programa Tudo Azul.

O post Aniversário de João Pessoa: veja quantos anos de história a cidade tem! apareceu primeiro em Revista Azul.