As 10 florestas mais fascinantes do mundo • BesThings

As 10 florestas mais fascinantes do mundo

Lar de milhares de espécies de animais e plantas, as florestas abrigam grande parte do bioma do planeta e contêm as raízes de nossa história. Escolhemos as mais belas e impressionantes do mundo

Crooked Forest

Gryfino – Polônia

Ninguém sabe o que aconteceu com o pinheiro neste lugar chamado “floresta curva”. A Floresta Retorcida é um bosque de 400 pinheiros de formas estranhas perto da cidade de Gryfino, na Pomerânia Ocidental, Polônia. A árvore foi plantada por volta de 1930, quando ainda fazia parte da região da Pomerânia, na Alemanha. Existem muitas teorias sobre esse mistério. Um deles acredita que o fenômeno se deve à atração gravitacional única da região. Outro diz que o peso da neve no inverno explicaria a estreiteza dos troncos.


Wistman’s Wood

Dartmoor – Inglaterra

Os pedregulhos cobertos de musgo, troncos serpentinos e rachaduras nas rochas fazem desta floresta localizada no condado de Dartmoor, no sul da Inglaterra, o cenário perfeito para contos de fadas, elfos, druidas e outros seres encantados. Graças ao terreno acidentado e pedregoso, a floresta foi protegida da ação humana e permaneceu áspera e quase intacta por muitos anos.


Otzarreta Forest

Biscaia – Espanha

A vista é encantadora: corredores com enormes árvores cujos galhos lembram braços humanos em movimento, envoltos em uma névoa espessa. A Floresta Otzarreta está localizada no Parque Natural de Gorbea, na província espanhola de Biscaia, e lembra o cenário de filmes amarelos, com florestas cobertas de folhas secas, cruzando o rio Zubizabala, cujas águas azuis profundas contrastam com o vermelho vegetação.


Dragon’s Blood Forest

Socotra – Iêmen

O arquipélago de Socotra, a 300 km da costa do Iêmen, tem uma bela e estranha árvore. Isso é sangue de dragão. Estima-se que a espécie tenha surgido há 14.000 anos, com um poderoso sistema de irrigação interno que se ergue entre as falésias e sustenta o clima árido da região.


Valle de Cocora

Salento – Colômbia

Localizado no alto do rio Quindío, entre 1.800 e 2.400 metros acima do nível do mar, o Valle de Cocora atrai milhares de visitantes ansiosos por conhecer as palmeiras de cera, conhecidas por sua bela folhagem e grandiosidade. Os representantes mais antigos são espécies de plantas muito raras que atingem uma altura superior a 80 metros. As árvores crescem ali graças ao clima ameno da região, que amortece os ventos frios do Oceano Pacífico e favorece a formação de florestas úmidas.

Zhangjiajie National Forest Park

Hunan – China

O primeiro parque florestal da China foi inaugurado em 1982 e foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO dez anos depois. Pilares de pedra parecem estar flutuando alto. Estas formações são o resultado de anos de erosão devido à neve acumulada no cume durante o inverno. No verão, o calor derrete a água e cria correntes que afastam pequenos sedimentos da parede de pedra, transformando-a em uma estrutura estreita.


Floresta Amazônica

Brasil

Os números são exagerados. A maior floresta tropical do mundo cobre uma área de 5,5 milhões de quilômetros quadrados em nove países, incluindo Amazônia, Colômbia, Venezuela e Brasil. Ocupa mais da metade do território do país, estendendo-se pelo Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondnia, Roraima, Mato Grosso, Tocantins e Maranho.


Sagano Bamboo Forest

Kyoto // Japão

Na floresta de bambu de Sagano, nos arredores de Kyoto, os grandes caules verdes balançam e rangem ao vento, criando um som inconfundível. É tão diferenciado que se tornou uma atração por si só, atraindo milhares de turistas interessados ​​em ouvir e registrar os sons das árvores em movimento. Não à toa, o Ministério do Meio Ambiente do país incluiu esse lugar em sua lista de 100 trilhas sonoras para o Japão. Raios de luz tentando romper a vegetação densa completam este cenário de sonho. Do lado de fora, na entrada da floresta, está Tenryu-ji, um dos cinco principais templos de Kyoto.


Redwood National Park

Califórnia – Estados Unidos

Lar de algumas das árvores mais altas do mundo, este parque nacional abriga quase metade das sequoias antigas do mundo, incluindo espécies com mais de 113 metros de altura, o equivalente a um prédio de cinco andares. Os visitantes podem caminhar, andar de bicicleta, acampar ou cavalgar os 200 quilômetros de trilhas. As florestas, colinas, rios e costas do parque sustentam um rico bioma que inclui baleias, focas e flores silvestres sazonais, como tremoços e rododendros.


Hallerbos Forest

 Hale – Bélgica

Entre março e junho, a primavera europeia, o Holerbos na Bélgica oferece uma paisagem natural inesquecível! Uma planta baixa conhecida como jacinto selvagem forma um tapete muito colorido de flores roxas. A área está repleta de pequenas trilhas que podem ser alcançadas de bicicleta ou a cavalo. Além da vegetação de cores vibrantes, você encontrará animais como esquilos, raposas e lebres pelo caminho, além da rica biodiversidade do local, que abriga mais de 100 espécies de aves.