Quer saber qual é a cidade mais quente do Brasil? Veja aqui! • BesThings

Quer saber qual é a cidade mais quente do Brasil? Veja aqui!

Senhoras e senhores: este é um título concorrido! A cidade mais quente do Brasil pode facilmente estar no litoral se o critério for a quantidade anual de dias quentes. De outro modo, ao levar em consideração a cidade que teve a temperatura mais alta em um dia, há boas competidoras no interior do Brasil. Assim, saber de onde vem as maiores temperaturas pode ajudar você a garantir uma viagem de verão, independentemente da época. Bateu a curiosidade? Continue a leitura!

Nesse sentido, enquanto uns colocam agasalhos para ir trabalhar, outros precisam tomar banho de madrugada para conseguir dormir devido ao calor.

É como se o Brasil tivesse vários países de climas distintos. De fato, a extensão territorial facilita a riqueza climática, sendo uma realidade experimentar calor ou frio em uma mesma época do ano.

O resultado é a possibilidade de aproveitar um dia de sol em uma praia de águas quentes durante, por exemplo, uma semana, e depois retornar para uma realidade de chuva, café e segunda pele. Se até então você achava essa realidade difícil de acontecer, dê uma olhada nas cidades de Corumbá, Natal, Rondonópolis, Jaguaribe e Teresina.

Você entenderá, após a leitura deste texto, qual é a temperatura máxima alcançada por essas cidades e os motivos de se programar para experimentar esse calorão em uma viagem sozinho ou com a família. Acompanhe!

Corumbá

A cidade mais quente do Brasil em 2021 foi Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Em setembro, a sensação térmica chegou a 44,2 ºC, com um registro de 41.3 ºC. O município, a 428 km da capital Campo Grande, fica próximo à fronteira com a Bolívia e é banhado pelo Rio Paraguai. Agora você deve estar se perguntando o que fazer com tanto calor nesse destino? A resposta é ecoturismo!

Nesse sentido, Corumbá é um dos portais para conhecer o Pantanal brasileiro. O passeio é ideal para dias de sol. Assim, você pode acessar de barco, acompanhado de guia turístico, e encontrar uma vegetação múltipla, vinda do Cerrado, da Amazônia e da Mata Atlântica.

Em meio a vitórias-régias, a típica pelagem preta e branca do pássaro Tuiuiú pode aparecer. Aliás, a fauna do pantanal é formada por tamanduá-bandeira, anta, capivara, ema, sucuri-amarela, piranha, jacaré, tucano, arara-azul, onça-pintada e muito mais. Com isso, há uma paisagem rica de fauna e flora para dias de altas temperaturas.

Para complementar o passeio, vale conhecer o Museu de História do Pantanal, a estátua do Cristo Rei com a sua vista panorâmica para a vegetação e a cidade. Aliás, você pode apreciar uma vista em tanto também na Escadinha do Quinze, onde se observa o Rio Paraguai e o Pantanal. Ah, existem muitos hotéis com piscinas no número certo para você, sozinho ou com a família, se refrescar.

Natal

O que dizer de um destino que tem o título de Cidade do Sol? Natal é conhecida por fazer calor o ano inteiro. Até na época de chuvas, entre março e junho, a cidade convive com momentos de sol. Desse modo, o cenário é ideal para aproveitar as praias urbanas, como a de Ponta Negra e Miami, dois pontos bons para tomar banhos e passar o dia.

Se você quiser dar uma esticadinha, as águas do litoral sul e norte também prometem refrescância. A lagoa de Pitangui, a 30 km de Natal, é um destino ideal para aproveitar os dias solares. A sua água geladinha cria a diferença de temperatura ideal para relaxar o corpo e a mente. Além disso, você pode aproveitar as várias águas em um único dia com um passeio de Buggy pelas dunas costeiras. Animou?

Rondonópolis

Como falamos, a região centro-oeste conta com muitas candidatas ao título de cidade mais quente do Brasil. Rondonópolis, a 220 km de Cuiabá, é uma das principais escolhas para aproveitar o calor nos parques aquáticos da cidade — Águas Quentes Cidade de Pedra e Vale das Pedras Acqua Park Hotel.

Além disso, você pode aproveitar a Cachoeira Vale do Gavião, a 20 km da cidade. O acesso é fácil e é solicitada uma contribuição, na faixa dos R$15,00. A cachoeira fica no roteiro de esportes radicais de ecoturismo. Isto é, você pode se aventurar por trilhas, rafting e botes infláveis nessa região próxima ao Parque Ecológico João Basso e ao Parque Estadual Dom Osório Stoffel.

Teresina

A capital do Piauí, no Nordeste Brasileiro, é uma das cidades mais quentes do Brasil. Não é exagero quando falam ser possível fritar um ovo no asfalto de Teresina. O seu clima de verão favorece a busca por destinos de ecoturismo.

Assim, algumas opções são o Parque Estadual Zoobotânico e o Parque Ambiental Encontro dos Rios. Quem insere no seu roteiro uma visita a esses parques poderá fazer trilhas e observar a exuberância da fauna e flora piauiense.

Além disso, há muitas cachoeiras no Piauí, ideal para aproveitar os dias iluminados que ocupam a maior parte do calendário do Estado. Anote aí alguns exemplos:

  • Cachoeiras da Formosa;
  • Xixá;
  • Coruja;
  • Salto Liso;
  • Urubu Rei;
  • Campeira;
  • Engenho Velho;
  • Tingidor;
  • Urubu;
  • Riachão;
  • Poço Feio;
  • Pigoita;
  • Santo Antônio;
  • Pirapora;
  • Bica;
  • Serragem;
  • Poço Azul.

Como você percebeu, as alternativas são muitas para se refrescar na região de Teresina. Agora, é importante não se esquecer da hidratação. Por isso, uma boa garrafa de 1,5 litro pode ser a sua melhor companheira nessas jornadas. Água de coco e roupas leves também são indicações necessárias para aproveitar com conforto os passeios.

Se você pretende fazer uma viagem de férias com estadia longa, estique seu passeio e vá a São Luís ou a Fortaleza. A estrada é um pouco longa, mas se você se planejar, é possível encontrar boas passagens de avião e, assim, conhecer mais duas capitais do Nordeste que são igualmente quentes.

O gosto de uma água gelada em um sol escaldante na fauna do Pantanal de Corumbá ou a água quente da praia de Ponta Negra em Natal. Inclua aí as piscinas dos parques de Rondonópolis, o Rio de Jaguaribe e o encontro dos rios em Teresina. As cidades mais quentes do Brasil são oportunidades de aproveitar um roteiro animado e relaxante, sem o cinza das chuvas. Para isso, economize no peso da bagagem com as roupas leves que esses destinos pedem e aproveite.

Gostou do conteúdo? Então siga nossas redes sociais para continuar informado e descobrir o seu próximo destino. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.

O post Quer saber qual é a cidade mais quente do Brasil? Veja aqui! apareceu primeiro em Revista Azul.