Comandatuba: muito além do resort • BesThings

Comandatuba: muito além do resort

Localizado no sul da Bahia, o hotel Transamérica Comandatuba oferece atrações para um público diversificado. Desde quem procura um momento de relaxamento e comunhão com a natureza, até quem viaja com a família.

Na década de 1980, o empresário Aloysio Faria sobrevoou uma ilha no sul da Bahia que chamou sua atenção, com suas exuberantes paisagens cobertas pela Mata Atlântica. Não em vão, o local foi batizado pelos índios de Comandatuba, que deriva do tupi-guarani e significa grande alavanca, em referência à planta que cobre as praias da região. O empresário comprou o terreno, investiu em infraestrutura e construiu um balneário. Assim nasceu o hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, localizado em uma imensa área verde de 8 milhões de metros quadrados.

Tirar esse sonho do papel não foi fácil nem rápido. Em quatro anos, mais de 40.000 viagens de balsa foram feitas do continente para a ilha, transportando toneladas de materiais, como tijolos, telhas e concreto. Apesar da grandiosidade do projeto, Aloysio cuidou para não causar impactos ambientais na região, adotando práticas sustentáveis, como a reciclagem de todos os resíduos ali produzidos, além de respeitar a arquitetura local, que lembra as antigas plantações de cacau, com telhas de barro. , grandes beirais e terraços nos apartamentos. “Temos iniciativas de sustentabilidade antes mesmo do termo existir. São ações com a viabilização dos balneários, desde a captação e tratamento da água, até a capacitação da mão de obra local”, afirma Rodrigo Galvão, gerente geral do hotel.

Sabores do mundo

Aliás, a gastronomia é o destaque. Giardino, o restaurante principal, serve café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. O empreendimento também inclui casas temáticas como a Pizzaria Oliva, o Restaurante do Canal, especializado na culinária Tohoku, o Basil, especializado na culinária italiana, e o Restaurante da Praia, que oferece petiscos e porções. Especializado em frutos do mar, o Aratu oferece opções como ceviche de peixe branco com ervas e flor de sal e polvo grelhado alla galleiro servido à mesa com arroz de alho. As reservas são necessárias para essas experiências incluídas na tarifa do quarto.

Também é muito importante planejar com antecedência para saber sobre as atividades do hotel. Existem várias opções para crianças, como B. Uma piscina rasa com toboágua gigante, além de brincar no canal, como por exemplo. B. Boiacross, um dos mais populares. Uma lancha puxa o pequeno veículo improvisado e faz curvas fechadas. O desafio é ficar seco e não cair na água. Há também passeios de caiaque e stand-up paddle, ideais para quem prefere algo mais descontraído. Quando ainda há tempo livre, os animadores criam jogos e dinâmicas com grupos infantis, como a Caça ao Tesouro.


Ecossistema

Uma dica é reservar uma visita guiada por biólogos, como a Passarella dos Caranguejos. Este passeio leva os visitantes a um deck de madeira à beira de um manguezal. “Mostramos ecossistemas, pássaros e como eles vivem e prosperam”, diz o organismo que coordena projetos como o Tartarugas de Comandatuba para rastrear a reprodução de animais marinhos no litoral. O acadêmico Mauricio Arantis diz que também coordena atividades como a compostagem do hotel passeios de observação de plantas e pássaros.

Uma ótima maneira de conhecer os 21 quilômetros de praias da ilha é andar de quadriciclo ou lancha, começando na hidrovia e seguindo até o encontro com o Oceano Atlântico. As águas mornas e calmas são um convite ao banho. Outra ótima opção é jogar e relaxar na areia branca. Com apenas convidados e moradores chegando, há poucas pessoas, exceto vento e ondas, quase não há barulho, e o ar agitado quase continua.

O calendário do resort também inclui eventos especiais ao longo do ano, como o Oitava Maravilha, carnaval fora de época que acontece de 29 de setembro a 2 de outubro e contará com atrações como Bel Marques e Alexandre Peix. No final do ano haverá festas com bandas e atrações musicais para celebrar o Natal e o Ano Novo. Compromissos que ganham mais charme diante de um ambiente paradisíaco como o Komandtuba.