Como cultivar jabuticabeira em vaso e aproveitar seu fruto em casa • BesThings

Como cultivar jabuticabeira em vaso e aproveitar seu fruto em casa

As árvores são elementos essenciais para garantir um jardim bonito e saudável, principalmente porque elas ajudam a diminuir a temperatura e a poluição do ar, garantindo diversos benefícios para a saúde. A seguir, conheça 10 espécies de árvores para jardim e tenha um ambiente lindo e acolhedor:

1. Acácia Amarela

Miguel D. Zweig

Conhecida como Cássia-Imperial ou Chuva-de-ouro, a Acácia Amarela é uma ótima opção para quem deseja ter um jardim florido em casa. De médio porte, a árvore tem flores frondosas e perfumadas que deixam qualquer ambiente muito mais agradável. Além disso, é de fácil manutenção, exigindo apenas sol pleno e solo rico em matéria orgânica em seu cultivo. Por fim, o charme da Acácia está na floração, pois ela acontece no inverno, deixando essa estação muito mais bonita.

Relacionadas

Saiba como começar na jardinagem com dicas e vídeos práticos
60 plantas para varanda para ter a própria selva urbana
10 árvores para jardim que garantem uma área verde e aconchegante

2. Escova-de-garrafa

Helio Edson

Originária da Austrália, a Escova-de-garrafa é uma árvore para jardim que não economiza na beleza de suas flores. Portanto, se você deseja ter um ambiente colorido e alegre em casa, precisa cultivá-la. A planta possui forma exótica e tem flores cilíndricas, que atraem pássaros e insetos polinizadores. Também é de fácil cultivo, pois ela precisa apenas da presença de sol direto. É importante lembrar que a árvore pode chegar até 7 metros de altura e, por isso, é preciso ter atenção para escolher o seu local ideal do plantio.

3. Jasmim-manga

Giovana Sartori

Conhecida por ter um perfume único, a Jasmim-manga é outro tipo de árvore para jardim que chama a atenção. Com flores nas cores rosa, vermelho e branco, a planta é ideal para quem busca ter um espaço moderno e delicado em casa. Ela também possui caules robustos e folhas largas, que dão um efeito lindo na ornamentação. Por fim, para ter sucesso em seu cultivo é necessário mantê-la em sol pleno, solo fértil e bem drenado.

4. Quaresmeira

Gilberto B.

Nativa da Mata Atlântica, a Quaresmeira é uma árvore de pequeno e médio porte que tem crescimento rápido. Por isso, essa espécie também é perfeita para compor jardins. Ela recebe esse nome por florescer entre os meses de março e abril, na época da quaresma. O seu charme está em suas flores lindas e brilhantes, mas a sua folhagem verde também tem grande valor ornamental. Para ter bons resultados é preciso ter atenção ao solo, pois este precisa ser fértil, drenado e rico em matéria orgânica.

5. Ipê-de-jardim

Joaquim Leonardo Valim

O Ipê-de-jardim é uma excelente opção para compor ambientes limitados, pois é uma árvore de pequeno porte e tolera as podas com facilidade. A planta chama atenção por suas flores amarelas e frondosas que ficam ainda mais bonitas entre os meses de janeiro e maio. Para tê-la em seu jardim, basta reservar um local com luz solar direta e solo fértil. Além disso, precisa de um pouco mais de atenção nos meses mais quentes, exigindo mais regas.

6. Extremosa

Nayara Mello

A Extremosa ou Resedá é uma árvore muito comum na arborização urbana, pois tem flores delicadas e muito charmosas. Cultivada em todo o Brasil, ela é uma árvore de pequeno porte que se adapta bem aos diversos ambientes, principalmente os mais ensolarados. É uma ótima opção para compor um jardim mais natural, pois atrai borboletas e pássaros, como os beija-flores. A sua floração acontece por um longo período, indo desde a primavera até o fim do verão.

7. Pata-de-vaca

Sterphane Parry

A Pata-de-vaca é muito popular em parques e praças, e vem conquistando espaço na composição de jardins também. Isso porque a árvore possui flores charmosas e de cores variadas, que deixam o ambiente alegre e muito bonito. O formato de suas folhas é único, permitindo combinações interessantes com outras plantas. É importante lembrar que ela deve ser cultivada em solo profundo e rico em matéria orgânica. Também é preciso ter atenção ao ataque de pragas, como as cochonilhas.

8. Magnólia

Jair Pinheiro

A Magnólia é uma árvore de pequeno porte muito utilizada em projetos de arborização urbana e, por isso, também é uma boa opção de árvores para jardim. Originária da Ásia, a planta tem flores lindas que se apresentam nas cores branco, rosa e violeta. É conhecida pelo seu simbolismo, já que a delicadeza de suas flores representa dignidade e pureza. Por fim, para garantir todo o seu charme e simbologia, basta cultivá-la com boa luminosidade e em solo bem drenável.

9. Manacá da Serra

Lilian Francis

Nativa da Mata Atlântica, mas bem inserida à área urbana, o Manacá da Serra é uma árvore que chama atenção pela sua floração. Isso porque a planta é conhecida por apresentar flores de cores diferentes com o passar do tempo. É possível encontrar uma mesma árvore com flores rosas, brancas e lilás. Essa característica garante um belo efeito visual ao ambiente. Para ter sucesso em seu cultivo, você pode plantá-la em sol pleno ou em meia-sombra.

10. Jabuticabeira

Claudia Muñoz

Por fim, além de árvores floridas e ornamentais, um jardim com árvores frutíferas também pode trazer muitos benefícios ao seu lar. Afinal, elas garantem frutos em boa parte do ano e ficam lindas na área externa. A jabuticabeira é uma espécie que tem ganhado cada vez mais espaço em projetos paisagísticos, portanto pode ser uma boa opção para a sua casa. Ela é ideal para um jardim mais tropical, tem troncos com grande valor ornamental e é muito resistente.

Com essa lista de espécies de árvores para jardim, com certeza você irá compor um cantinho verde muito acolhedor em casa. Para completar, que tal apostar no plantio de Palmeiras? A árvore é de fácil cultivo e quase não tem contraindicações na hora de compor ambientes externos.

O post Como cultivar jabuticabeira em vaso e aproveitar seu fruto em casa apareceu primeiro em Tua Casa.