Os melhores destinos para curtir o Dia do Solteiro • BesThings

Os melhores destinos para curtir o Dia do Solteiro

fotos Shutterstock, Ariel Martini e Gui Gomes

Comemorado há décadas na China, o Dia do Solteiro foi criado por comerciantes do país para turbinar suas vendas em novembro, data que eles consideravam a mais fraca do ano. Com o argumento de que é preciso celebrar o fato de não estar preso a ninguém, todo dia 11 de novembro eles incentivam a população a comprar mimos para si mesmo, alavancando o consumo. Por aqui, a data passou por adaptações, incluindo mudanças no dia e no mês, sendo comemorada em 15 de agosto. O caráter essencialmente consumista também deu lugar a um evento mais leve e divertido, quando os solteiros se encontram para beber, rir e comemorar mesmo o fato de não estarem em um relacionamento sério.


Rio de Janeiro

“Solteiro no Rio de Janeiro, parado na praia, sou solto em, qualquer lugar” já cantava Toni Garrido em 1998, num ds hits de sua banda Cidade Negra. Com efeito, a Cidade Maravilhosa é um dos melhores destinos do mundo para curtir a solteirice. Além dos quilômetros de praias belas e repletas de pessoas, a cidade tem uma agitada vida noturna, com uma grande oferta de bares e happy hours. A lista de lugares para paquerar é grande, a começar pelo Baixo Gávea, que tem bares como o Braseiro da Gávea. A casa normalmente figura entre os melhores points para a azaração no Rio, especialmente domingos, segundas e quintas. Outro forte candidato a onde conhecer alguém é o Bar do Mineiro, em Santa Teresa. Nos finais de semana, quando as mesas estão mais cheias, é na calçada que começam as trocas de olhares. As praias também são um ótimo lugar para conhecer novas pessoas. Para quem gosta de agitação e não se importa com lugares lotados, vale a pena conhecer as praias da Zona Sul, como Copacabana, Leblon e Ipanema.


São Paulo

A capital paulista tem uma das noites mais animadas do mundo. Há clubes para diferentes tribos e gostos, abertos de segunda a domingo. Famoso bairro da Zona Oeste, a Vila Madalena reúne uma infinidade de bares para todos os gostos e bolsos, onde a paquera enlouquece com chope e drinks. O Itaim Bibi, na região de Faria Lima, também abriga diversos bares, restaurantes e casas noturnas. Além disso, a cidade possui uma ampla oferta cultural e recreativa, com mais de uma centena de museus, diversos parques e áreas verdes. Para quem conhece melhor a história da metrópole, vale a pena dar um passeio pelo Centro Histórico, com paradas em prédios e monumentos famosos como a Catedral da Sé, o Palácio Copán, o Teatro Municipal, a Estação da Luz e a Pinacoteca. Para ver São Paulo do alto, vale subir ao topo do Edifício Itália, o segundo edifício mais alto de São Paulo, com 46 andares e 165 metros de altura.


Lisboa

Um dos destinos europeus mais procurados na retomada turística, Lisboa atrai milhares de visitantes em busca da farta gastronomia, dos renomados vinhos locais e dos históricos cartões-postais. Com uma vida cultural tão agitada, a capital portuguesa é um dos melhores destinos para quem viaja sozinho e espera conhecer alguém especial ou mesmo está em busca apenas de uma boa companhia para diversão. Uma boa maneira de começar a fazer amigos é comendo. Principalmente em restaurantes e casas que enchem de gente interessante, como o Can the Can , uma versão moderna das tavernas lusitanas; o Casanova, especializado em pizzas; e o Cultura do Hambúrguer. Para drinques e paqueras, a agitação começa ainda à tarde no rooftop do Hotel Mundial, situado na Baixa Pombalina.


Florianópolis 

O badalado balneário catarinense reúne alguns dos lugares mais famosos e agitados do País, localizados principalmente ao Norte da ilha. É o caso da praia de Jurerê Internacional, reduto de gente jovem e com muita disposição para badalar. É ali que ficam baladas famosas como a Café de La Musique, Donna e Parador 12. A região Sul de Florianópolis reúne algumas das praias mais belas e intocadas de Santa Catarina. Graças às suas ondas ao mar agitado, a Praia da Joaquina atrai surfistas do mundo inteiro. Se você não gosta de se arriscar na água, experimente descer as dunas de sandboard, uma espécie de prancha de surfe especial para ser usada na areia. Logo ao lado fica a Praia Mole, ideal para ver e ser visto.


Salvador

A capital baiana é tão intensa e cheia de vida que dificilmente seus visitantes se sentirão solitários. É também a cidade que abriga um dos principais Carnavais do mundo, com o famoso circuito Barra-Ondina, lugar ideal para quem está solteiro e atrás de curtição. O bairro Rio Vermelho concentra uma grande quantidade de bares, boates e restaurantes, fazendo da região um reduto boêmio. É em suas ruas que está também a Casa do Rio Vermelho, onde viveram os escritores Jorge Amado e Zélia Gattai. O lugar foi transformado em um museu que reúne móveis e objetos do casal e conta a história de dois dos principais autores brasileiros.