Punta del Este: o que fazer, qual a melhor época e muito mais • BesThings

Punta del Este: o que fazer, qual a melhor época e muito mais

Ao falar no Uruguai, existem algumas cidades no país que se destacam e atraem mais turistas. Punta del Este é uma delas. Existem inúmeras razões que justificam essa popularidade. Entre elas, a presença de diversas praias e ter um dos balneários mais luxuosos da América Latina (segundo a Forbes de 2008).

Sabe o mix de casas no Uruguai com estilo e arquitetura semelhantes ao encontrado em regiões da Grécia? Muitas pessoas aproveitam a visita a Punta del Este para conhecê-las, por ficarem apenas a 14 quilômetros da cidade. Além disso, a região também chama atenção pela gastronomia e diversos outros pontos turísticos.

Então, sentiu curiosidade e quer saber mais sobre o que Punta del Este tem de tão especial que a torna uma cidade queridinha dos turistas nas Américas? Continue a leitura!

Onde fica Punta del Este?

A cidade do Uruguai, como o próprio nome sugere, fica na extremidade Leste do país, a cerca de 130 quilômetros da capital, Montevidéu, ou aproximadamente uma hora e meia, de carro. Inclusive, Punta del Este marca a divisão entre o Rio da Prata e o Oceano Atlântico, sabia?

Não é à toa que a região oferece aproximadamente 40 quilômetros de praias. Assim, os visitantes podem escolher se preferem com águas calmas, como no Rio da Prata, ou mar com mais ondas, presente no lado do oceano. Além dessas características, existem as solitárias, as virgens, as praias concorridas e muito mais, como você verá adiante.

Qual é a melhor época do ano para visitar Punta del Este?

Não tem tempo ruim para visitar Punta del Este! Afinal, a cidade é cheia de belezas e atrações interessantes ao longo do ano. No entanto, o verão pode ser a estação mais interessante para passear pela cidade, caso você prefira uma região mais movimentada.

Isso porque as praias ficam cheias, a maioria dos estabelecimentos abrem, restaurantes lotam etc. Assim, se a sua intenção é conhecer e ser visto pelos turistas em Punta del Este, a alta temporada do verão é a melhor escolha.

Isso ocorre, especialmente, no mês de janeiro. Então, se quiser um pouco menos de agitação no verão, dezembro, fevereiro e março também preenchem esse requisito.

Mas tenha cuidado, certo? Mesmo ao viajar durante uma estação quente, é importante incluir algumas roupas de frio na mala. Afinal, principalmente no começo e no final do dia, Punta del Este costuma ventar bastante. No geral, a temperatura fica entre 20 a 30 graus Celsius.

Por outro lado, a melhor época para você se satisfazer com uma viagem é a baixa temporada? Nesse caso, é mais indicado visitar Punta del Este no inverno, de junho a setembro. Mas se prepare porque, da mesma maneira que o verão é intenso, o inverno é muito frio, com temperaturas até abaixo dos 10 graus Celsius.

Por essa razão, costumam circular menos pessoas na cidade, o que é benéfico para quem prefere um passeio calmo. Muitas vezes, a maioria da população que circula em Punta del Este nesse período são os próprios moradores.

Que tal um equilíbrio entre as características do inverno e do verão de Punta del Este? O outono na cidade, que vai de março a junho, não tem clima tão intenso quanto as demais estações. Assim, as temperaturas se tornam mais agradáveis e frescas, como variação de 12 a 22 graus Celsius.

Quem costuma ir a Punta del Este?

Uma dúvida comum das pessoas ao pensar em visitar Punta del Este é quanto ao perfil de quem costuma ir à cidade. Então, primeiramente, saiba que o público é muito eclético e não são apenas pessoas ricas a passearem pelo local.

A maior parte dos turistas envolve turistas de classe média, que se hospedam em espaços alugados e, muitas vezes, fazem compras em supermercados para cozinhar a própria comida. Ainda assim, é importante reconhecer, também, que existe uma parcela considerável de classe alta, com destaque para os moradores da rua Beverly Hills e do Bosque.

Além desse tipo de público, Punta del Este também é muito frequentado por jovens interessados em baladas. Afinal, a cidade tem diversas festas que começam no final da tarde e se encerram apenas de madrugada nos clubes. Então, é esse tipo de experiência que você procura? Se a resposta for positiva, pode valer a pena conhecer a região.

Como dito, Punta del Este é um local eclético e pode ser visitado por famílias em busca de belas praias e gastronomia. Ainda, casais apaixonados e festeiros, turistas solos e grupos de amigos viajantes. Além disso, vale a pena conhecer a cidade do Uruguai até se você curte jogos, já que existem diversos cassinos oferecidos 24 por dia, bem no estilo de Las Vegas, nos Estados Unidos.

Inclusive, não é obrigatório ter carro para visitar e ter boas experiências na cidade. No entanto, é recomendado alugar um veículo para você ter mais conforto ao visitar os pontos turísticos. Assim, vale a pena fazer a sua reserva com antecedência, seja em Punta del Este, seja em Montevidéu.

Quais são as características de Punta del Este?

Punta del Este se caracteriza por ser uma cidade glamourosa e com vida social agitada, com destaque para interações em praias, mansões, passeios em carros de luxo, iates, restaurantes caros e muito mais. Não é à toa que o lugar é destino de férias e passeios de muitas celebridades, como Paris Hilton, Naomi Campbell, Marina Ruy Barbosa e muito mais.

Além disso, Punta Del Este costuma receber com frequência turistas de diversos lugares, especialmente, da América do Sul, como Argentina e Brasil. Para maior compreensão, saiba que as águas das famosas praias da cidade são frias e turvas.

Ainda assim, elas se destacam pela limpeza e pela organização. Ainda, o sol costuma se pôr tarde na região, o que atrai os visitantes por mais tempo.

Quais locais visitar em Punta del Este?

Então, entendeu quais são as principais características da cidade uruguaia? Pode ficar mais fácil compreender sobre elas ao conhecer os pontos turísticos mais requisitados de Punta del Este. Acompanhe, a seguir!

Casapueblo

Lembra-se de quando falamos do mix de casas em Uruguai com estilo e arquitetura similares à Grécia? Trata-se da Casapueblo, que reúne galerias de arte, museus, hotéis e restaurantes, seguindo a estética idealizada e modelada a mão pelo artista Carlos Paéz Vilaró.

Apenas saber como o espaço foi construído, ainda em 1958, já é motivo para visitar a Casapueblo. Mas além disso, o local cheio de curvas e com arquitetura única serviu de inspiração para o poeta brasileiro Vinicius de Moraes. Isso pode ser percebido no poema ‘’A casa’’, produzido para crianças.

Junto desse motivo para conhecer a Casapueblo, os visitantes também podem tirar diversas fotos no local, um dos principais cartões postais do Uruguai, que se assemelha à Grécia. Ainda, oferece uma vista privilegiada de todo balneário e região. Tudo isso, com a apreciação do pôr do sol, que torna o momento ainda mais especial.

Porém, é importante deixar claro que a Casapueblo não fica exatamente em Punta del Este. A cidade que abrange esse espaço se distancia apenas 14 quilômetros da cidade, cerca de 20 minutos de carro.

Trata-se de Punta Ballena, uma pequena península e resort do Uruguai, localizada no sul do país. Contudo, devido à proximidade com Punta del Este, as pessoas costumam associar a Casapueblo a ela.

Escultura La Mano

A escultura La Mano, ou escultura das mãos, é um dos principais cartões postais da cidade e do país. Ela foi criada em 1982, pelo escultor chileno Mario Irarrázabal, e comumente reúne diversos turistas em volta para tirar fotos da obra.

Isso porque a escultura buscou retratar dedos gigantes enterrados na areia, na intenção de alertar as pessoas sobre os perigos de afogamento, o que chama a atenção de quem circula na região. Então, se quiser ser o próximo turista a fotografar e apreciar a escultura La Mano, é preciso se dirigir à praia Brava, de frente à rodoviária de Punta del Leste.

Localização fácil, não é mesmo? A praia é caracterizada por águas fortes, o que explica o alerta dado pelo artista chileno quanto aos perigos de afogamento. Mas calma! Apesar disso, a Praia Brava proporciona muitas diversões, principalmente, para surfistas atrás de boas ondas e qualquer outra pessoa que curte esportes aquáticos, como windsurfe.

A escultura La Mano foi inicialmente desenvolvida em Punta del Este. No entanto, outros lugares se inspiraram na obra, que passou a ser reproduzida em muitas regiões. Entre elas, no Deserto do Atacama, em Veneza e na Espanha.

Praia La Barra

A praia La Barra não fica exatamente em Punta del Este, mas em um estado próximo, Maldonado, ao lado de Montevidéu. Por esse motivo, é comum que quem visite um desses lugares também aproveite para conhecer o outro.

Para conhecer La Barra, basta seguir pela tradicional Praia La Brava e atravessar a Ponte Ondulada. O trajeto, por si só, é uma experiência interessante, já que a ponte que liga uma praia a outra, como o próprio nome sugere, promove muitas aventuras. Então, prepare-se para sentir um friozinho na barriga.

Ao chegar na Praia La Barra, você passa a ficar imerso em uma atmosfera hippie chique, com barzinhos, casinhas de madeira e artesanato. Como não poderia ser diferente em um local tão próximo de Punta del Este, a Praia La Barra também conta com noites badaladas, especialmente, no verão.

Museu Rallí

O que você gosta, na verdade, é de conhecer obras de artistas? Então, vale a pena conferir o Museu Rallí, localizado em um dos bairros mais chiques de Punta del Este, Beverly Hills. Assim, é possível ficar imerso nas produções de grandes artistas latino-americanos do século XV ao século XVII.

Apesar da localização luxuosa do Museu Rallí, a entrada é gratuita. Logo, esse passeio pode ser mais acessível para o público, e ainda é uma oportunidade para, posteriormente, conferir as fachadas das mansões de Beverly Hills.

Voltando para o Museu Rallí, o ambiente tem pátios com esculturas de bronze e mármore, além de salas de exposição espaçosas. Além do Uruguai, esse museu também tem representações na Espanha e em Israel, levando as obras da rica cultura latino-americana para mais pessoas.

Entre os artistas de maior destaque expostos no museu, podemos citar Salvador Dalí, Fernando Boterro, Juarez Machado, René Magritt e muitos outros. Se você ainda não conhece as obras dessas personalidades, é uma grande oportunidade de apreciá-las.

Porto de Punta del Este

Outro ponto turístico obrigatório para quem visita Punta del Este é o porto, onde se encontram as embarcações luxuosas. Além disso, esse local é onde peixarias atraem lobos marinhos, que podem ser apreciados pelos visitantes da região.

Além de servir como um espaço de contemplação de atividades marítimas, o porto de Punta del Este também é um interessante ponto gastronômico. Então, se quiser apreciar as comidas típicas do local, vale a pena conferir os restaurantes que ficam na beira do mar.

Se a sua procura é por atividades mais jovens e badaladas, o porto da cidade fica especialmente atrativo à noite e no verão. Afinal, os bares e as baladas dos arredores atraem diversos jovens interessados na vida noturna.

Porém, no inverno, a circulação de pessoas diminui e os bares só abrem nos fins de semana. Assim, se você for para o porto em busca de agitação e na intenção de encontrar muitos turistas, lembre-se dessa informação.

Hotel e Cassino Enjoy Punta del Este

Lembra-se de quando falamos que Punta del Este se destaca também pelos grandes cassinos, muitos disponíveis por 24 horas? Isso não foi exagero. A cidade costuma atrair turistas do mundo inteiro interessados em torneios internacionais, com destaque para o poker.

Você sempre pensou em conhecer glamourosos cassinos, como os de Las Vegas? Então, tenha em mente que os de Punta del Este, muito mais próximo do Brasil, não fazem feio. Inclusive, alguns sorteiam carros e apresentam o show de diversos famosos, além de contar com outras programações de entretenimento.

Nesse sentido, um dos cassinos que mais se destacam é o famoso Enjoy Punta del Este, anteriormente chamado Hotel Conrad. O espaço fica disponível 24 horas, não exige hospedagem para participar das jogatinas e conta com 542 máquinas caça-niqueis, além de poker, blackjack, roletas, mesas de jogos, dados e muito mais.

Além do cassino mencionado, existe outro que se destaca em Punta del Este, o Nogaró. Ele foi reformulado em 2019, e consiste no maior centro de entretenimento da região, além de ser um espaço confortável e espaçoso. Assim, se quiser conhecer também esse local, saiba que ela conta com 152 máquinas de caça-niqueis, roletas, jogos de mesa, blackjack e outros.

Plaza de los Ingleses

A Plaza de los Ingleses também é nomeada Plazoleta Grã-Bretanha, localizada entre o Rio Prata e o Oceano Atlântico, no sul do Uruguai. O nome da região surge em homenagem à disputa ocorrida em 1939, entre ingleses e um navio alemão, sobre o Rio Prata.

Ou seja, vale a pena conhecer a Plaza de los Ingleses pela relevância histórica do local. Mas além disso, o espaço recebe diversos turistas para contemplar a vista e as obras expostas. Uma delas é a escultura de sereia em cima das pedras, que mesmo desgastada com a ação do tempo, chama a atenção e serve como marcação do local.

Farol de Punta del Este

Quer outra indicação de ponto turístico para visitar em Punta del Este? Conheça o farol, localizado em frente à Igreja Nuestra Señora de la Candelaria. A sua construção ocorreu em 1860, na intenção de orientar embarcações no Rio da Prata e no Oceano Atlântico. Ainda, o farol da cidade uruguaia tem características semelhantes ao farol da barra, em Salvador, capital baiana. Você já conheceu?

Ambos ficam localizados em áreas tranquilas e proporcionam uma bela vista para a cidade. Contudo, uma diferença importante entre eles é que o farol de Punta del Este não fica na beira do mar ou do rio. Além disso, a construção é imponente, com 45 metros de altura e emissão de luzes brancas a cada oito segundos.

Se quiser conhecê-lo mais de perto, saiba que a visita é gratuita, basta que os interessados subam 150 graus de escada. Apesar de exigir um pouco mais de disposição física de algumas pessoas, a vista do farol vale a pena, principalmente, durante o pôr do sol.

Feira da Plaza Artigas

A Feira da Plaza Artigas também é conhecida como Plaza de Los Artesanatos. O nome recebido se deve à feira de artesanato que ocorre desde 1967 e reúne cerca de 200 estandes. Assim, os turistas que visitarem o espaço podem contemplar diversos artefatos típicos da cultura do Uruguai na feira.

Contudo, artesanato não é o único elemento que se destaca na Feira da Plaza Antigas. Também é possível apreciar a exposição de pintores e artistas plásticos, além de artistas de rua, como malabaristas. Então, sentiu interesse? A feira funciona diariamente, das 17h às 2h, com exceção do sábado e domingo, com funcionamento das 10h às 17h.

Como aproveitar a vida noturna em Punta del Este?

Punta del Este pode ficar ainda mais interessante na vida noturna, principalmente, se você gosta de uma balada. Saiba mais, a seguir, sobre quais atividades podem ser feitas para aproveitar a cidade!

Avenida Gorlero

Um exemplo da agitação no local é o tipo de atividade que ocorre na Avenida Gorlero, como exposições artesanais, galerias de arte, pizzarias, barzinhos, espaço de compras, pub e muito mais. Esses são espaços ainda mais interessantes para acompanhar os principais lazeres da vida noturna e jovem de Punta del Este.

La Barra e Penísula

Digamos que La Barra e Penísula são algumas das regiões mais agitadas de Punta del Este, já que ficam no centro da cidade. Assim, você tem como opção de lazer desfrutar de restaurantes, baladas e bares, que oferecem diversas atrações para deixar qualquer turista longe do tédio.

Por exemplo, em La Barra, existem baladas como as de música eletrônica, com destaque para Soho ou para a casa noturna Tequila Night Club. Quer mais sugestões? Ao lado do antigo Hotel Conrad tem a OVO Nightclub e a Ocean Club, que oferecem diversão até o nascer do sol.

Parque das Esculturas

Outro ponto turístico de Punta del Este que vale a pena conhecer é o Parque das Esculturas, localizado na Fundação Pablo Atchugarry, uma instituição sem fins lucrativos inaugurada em 2007. Assim, ao visitar o espaço, você fica por dentro de salas de exposição, artes plásticas, ateliê do escultor, música, arte e muitas outras manifestações culturais para conhecer mais sobre o Uruguai.

Como chegar em Punta del Este?

A principal maneira de chegar em Punta del Este é via aérea. Assim, você pega um avião no Brasil, com percurso seguindo via Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e em direção ao Aeroporto de Carrasco, localizado em Montevidéu. Aliás, ele é considerado um dos mais bonitos do mundo.

Você aproveita e também conhece a capital do Uruguai, muito popular quando se fala nesse país. O trajeto do Brasil para Montevidéu leva em torno de cinco horas, e desse local para Punta del Este, mais duas horas.

Se ainda quiser viajar de avião, mas pousar em outro lugar, há alternativas, como o de jatos particulares El Jaguel ou o aeroporto internacional de Laguna Del Sauce. O primeiro costuma ter um preço bem mais salgado e é a opção preferida de ricos e celebridades que viajam para a cidade. O segundo fica em Maldonado.

Mas claro, sempre existem outras opções de viagem, como navio, ônibus ou carro. No primeiro caso, existem cruzeiros que saem de Buenos Aires, de Santos e do Rio de Janeiro.

E então, ficou ainda mais estimulado a visitar Punta del Este? Não é para menos, já que se trata de uma das cidades mais importantes do Uruguai e que atrai turistas de todo mundo, como celebridades. Assim, é natural também querer fazer parte dessas visitações. No entanto, certifique-se de escolher uma boa companhia aérea, caso opte por avião, para ter mais tranquilidade.