Quer saber o que levar para praia? Veja 3 dicas! • BesThings

Quer saber o que levar para praia? Veja 3 dicas!

Viagens no verão com destino a belas praias costumam ser revigorantes, não? Passar o dia ouvindo o barulhinho do mar no calor do sol, e ainda contemplando paisagens de cores vibrantes faz bem para qualquer um. Mas para que esse tipo de passeio seja confortável, é preciso colocar na mala alguns itens indispensáveis. Você sabe o que levar para a praia?

Neste post, apresentamos três dicas para a lista de itens que não podem faltar na sua viagem ao litoral. Assim, você se prepara com antecedência, evita imprevistos e curte ao máximo. Então, que tal ficar com a gente e anotar tudo?


O que levar na mala de viagem para a praia?

O Brasil é um país imenso e o clima varia bastante entre algumas regiões. Por isso, verificar as condições climáticas do seu destino de viagem é essencial para saber o que levar para a praia.

Por exemplo, nas praias de Fortaleza, no Nordeste, é quente o ano todo. Já para as praias de Florianópolis e de São Paulo, o ideal é escolher o verão.

No Sul, costuma esfriar bastante no inverno. Em outras estações a temperatura também cai, principalmente, à noite e quando chove. Portanto, vale a pena pesquisar antes o que levar na mala de viagem para praia.

Ao começar a organizar suas coisas, é preciso ponderar sobre a quantidade de itens que realmente serão úteis durante os passeios e outras atividades. É importante, ainda, saber quantos dias você vai passar no local para levar apenas o indispensável e evitar excessos que podem atrapalhar.

Depois de definir o destino e quanto tempo você passará viajando, prepare um checklist do que levar na mala para praia e mãos à obra! Confira nossas sugestões, a seguir:


1. Trajes de banho e roupas leves

A primeira coisa que vem à mente quando se pensa em pegar uma praia são as peças para banho, é claro! Por isso, separe quantos biquínis, maiôs, e sungas forem suficientes para o tempo que será passado no local escolhido.

Geralmente, fica em torno de três peças para cada pessoa, considerando a necessidade de deixá-las secando enquanto usa outra. Para tanto, avalie o conforto e a praticidade dos itens durante o seu tour pelo litoral.

Para as mulheres usarem naquele passeio pela orla marítima, é interessante garantir uma saída de praia ou uma canga. Essa última é bem versátil e serve para vestir sobre o biquíni ou maiô e estender sobre a areia. Já os homens podem optar por camisetas ou outro tipo de traje de sua preferência.

Quanto às roupas para usar nos passeios e outros lugares, as mais frescas serão as mais confortáveis. Já que praia remete a calor, procure optar por tecidos esvoaçantes e leves, como viscose, poliéster, seda e até o algodão, que favorece a transpiração e permite que a sua pele respire livremente, tanto em peças femininas quanto masculinas.

O tamanho das peças de roupa também é menor, então, vale muito apostar em shorts, vestidos leves e soltos, bermudas, tops, regatas, blusinhas com alças e outras similares. Para os homens, também vale bermudas, shorts e regatas. Outras peças essenciais incluem toalhas, roupas íntimas e pijamas de verão.

Lembre-se de que em determinadas regiões do País pode dar uma esfriada durante a noite. Por isso, é sempre bom levar um agasalho leve para não passar frio.

2. Protetor solar

Esse item é de extrema importância e costuma ser usado diariamente por muita gente. Na praia, a necessidade aumenta ainda mais, uma vez que você se exporá à incidência alta dos raios UVA e UVB do sol. Portanto, é um produto que não pode faltar!

Quanto ao fator de proteção solar, isso pode variar de acordo com o tom da sua pele e a sua sensibilidade. Considera-se que quanto mais clara for a pele, maior será o número do FPS. No entanto, de maneira geral, recomenda-se pelo menos o FPS 30.

3. Acessórios para praia

Os acessórios também são muito importantes para manter o seu conforto enquanto você passa o seu tempo na areia ou no mar. Por isso, é interessante tomar nota de uma listinha de itens que você pode precisar e deve levar na mala para a praia. Vamos lá?

  • bolsa de praia: para guardar a maioria dos objetos menores para usar na praia;
  • chapéu: é um ótimo acessório para ajudar a proteger do sol, juntamente ao protetor solar, mas também pode compor um look bacana para as fotos;
  • canga: bastante versátil para estender na areia e servir como saída de banho;
  • óculos de sol: muito importante para proteger os olhos dos raios solares;
  • máscara: embora a crise aguda da pandemia já tenha passado, não é demais levar uma na bolsa;
  • snorkel e máscara: para quem pratica mergulho, é interessante levar na mala de viagem;
  • toalha secante: algumas são feitas de microfibra, são compactas e secam muito bem, por isso, são perfeitas para usar na praia;
  • sapatilhas aquáticas: para quem gosta de praticar caminhadas nas pedras ou snorkelling, também podem ser muito úteis;
  • equipamentos fotográficos: os celulares já cumprem muito bem esse papel, mas para amantes da fotografia, durante uma viagem a turismo, é um item que pode fazer toda a diferença, como as câmeras à prova d’água. A qualidade da imagem desses equipamentos pode valorizar ainda mais as fotos tiradas durante mergulhos.

Quais itens não podem faltar na ida à praia?

Quando chegar a hora de fazer o seu passeio à beira-mar, é importante tentar otimizar espaços, já que nem tudo pode ser acomodado dentro de uma bolsa ou fora dela. Então, o que pode ou deve ser levado nesse pequeno espaço? Saiba o que levar na bolsa de praia!

Documentos pessoais e celular

Esses são itens fundamentais para levar a qualquer lugar. Então, lembre-se sempre de manter na bolsa ou mochila o RG ou a CNH (caso você tenha o costume de dirigir), afinal, imprevistos podem acontecer.

Quanto ao celular, ele pode ser muito útil para ajudar a localizar algum ponto turístico nas proximidades, um restaurante ou para solucionar alguma emergência, como comprar algo para as crianças ou dar notícias a algum familiar. Para não danificar nenhum desses objetos com umidade ou areia, uma bolsa à prova d’água para celular ou um saquinho do tipo ziploc, dentro de um compartimento fechado na bolsa, é uma boa ideia.

Dinheiro

Dinheiro vivo nesses lugares é importante, de preferência, em notas menores para facilitar o troco, principalmente, se você estiver em uma praia afastada, com poucas opções. É sempre bom ter disponibilidade para comprar um picolé, uma água de coco ou um salgado.

Protetores para o corpo

Aqui, estamos falando de protetor solar com FPS de no mínimo 30, acondicionado em uma nécessaire plástica para evitar vazamento de líquido nas outras coisas. Você pode, ainda, optar por blusas UV, que têm uma camada extra de proteção solar.

Além disso, lembre-se de chapéus ou bonés para proteger o couro cabeludo, e dos óculos de sol com garantia de proteção contra raios UV. Assim, você evita lesionar a visão, uma vez que não perceberá a agressão dos raios de sol.

Água

Se a ingestão de água já é essencial em qualquer circunstância, em locais de clima quente é ainda mais importante. Portanto, se a sua intenção é ficar algumas horas na praia, convém se preparar com pelo menos um litro de água para cada pessoa. Além disso, reservar um dinheiro extra para sucos, água de coco e outros líquidos nunca é demais.

Canga e toalha

Já falamos sobre a utilidade desses itens, que são multiuso e indispensáveis para o seu passeio na praia. Além disso, são funcionais para proteger o banco do carro das roupas molhadas na volta para o local onde você estiver se hospedando.

Saco de lixo

Embora se trate de um item que passa despercebido por muita gente, ele é da maior relevância. Afinal, você precisará descartar resíduos de tudo o que consumir na praia: o palito do picolé, a embalagem de um sanduíche, garrafinhas de água, entre outros. É muito importante se lembrar de fazer a sua parte, mantendo a praia limpa e preservada.

Conforme você viu, viajar para destinos no litoral requer um volume menor de roupas e acessórios, além de itens mais leves, que podem ser confortavelmente acomodados na mala de viagem. Porém, é preciso saber o que levar para praia a fim de não exceder as suas necessidades. Assim, você viaja com mais tranquilidade e leveza.

Para ficar por dentro de tudo sobre viagens e roteiros, curta a nossa página no Facebook!

O post Quer saber o que levar para praia? Veja 3 dicas! apareceu primeiro em Revista Azul.