Tudo que você precisa saber para fazer um roteiro de viagem incrível • BesThings

Tudo que você precisa saber para fazer um roteiro de viagem incrível

Embora seja uma tarefa simples para quem está acostumado a viajar, uma das dúvidas mais comuns entre os que pretendem se aventurar pela primeira vez é como montar um roteiro de viagem. Esse roteiro é basicamente uma programação do que fazer no destino escolhido.

É a partir dele que você consegue planejar e organizar todos as despesas e as atividades que serão realizadas, para não ultrapassar seu orçamento e evitar problemas que podem ser previstos. Afinal, viajar não se resume apenas a embarcar em um avião em direção ao local escolhido, não é mesmo?

Existem diversos modelos de roteiro de viagem, desde os personalizados, que você pode montar por conta própria, até os pacotes de viagens oferecidos por empresas especializadas. Cada opção depende de vários fatores: seu estilo de viagem, sua situação econômica atual e até as viagens que deseja participar. Por isso, para deixar suas férias mais confortáveis, montamos um guia completo de como fazer um roteiro com algumas dicas e informações importantes. Continue lendo e entenda o assunto!

Qual a importância do roteiro de viagem?

Como abordamos, um roteiro bem elaborado permite um passeio mais bem-sucedido, já que é possível aproveitar mais o tempo, conhecer todos os pontos turísticos desejados e ainda economizar dinheiro. Isto é, com ele, você preenche todas as horas do seu dia onde estiver.

Por mais que a ideia de viajar sem planejamento seja sedutora, dispor de um bom roteiro é essencial para usufruir ao máximo dos dias de folga e não perder nenhuma das principais atrações do local.

É claro que você também pode separar um tempo para a espontaneidade, mas, mesmo para aproveitar seus dias de viagem com mais liberdade, é preciso garantir que todos os detalhes logísticos estejam programados. Lembre-se que, para tudo dar certo, o roteiro de viagem requer dedicação. Planejar a saída não quer dizer que você terá o controle sobre tudo o que acontecerá, mas significa que poderá manter tudo organizado para viver a melhor experiência possível.

Respeitar os interesses de quem estará com você — caso viaje acompanhado —, estudar o destino e realizar reservas com antecedência pode ser a chave para uma programação fantástica.

Por isso, contar com um roteiro de viagem é garantir tranquilidade e segurança para seu passeio, a fim de que você possa curtir cada momento, sem estresses e sem correr o risco de deixar de visitar um lugar bonito.

Quais as vantagens de ter um roteiro de viagem?

Há muitos benefícios para fazer este plano. Abaixo, separamos algumas delas para mostrar como a organização pode ser uma grande aliada na hora de tirar férias e conhecer esse lugar dos sonhos. Veja!

Redução de imprevistos

Ninguém merece ter as férias prejudicadas por causa de determinados empecilhos, certo? Nesse caso, o planejamento de viagem, feito com antecedência, pode evitar situações de estresse, tensão e sufoco. Assim, você se livra de alguns imprevistos ou, pelo menos, reduz as chances de eles acontecerem.

Sem o planejamento por escrito, a falta de tempo e o nervosismo de última hora podem comprometer o passeio, fazendo com que você acabe em desvantagem e não aproveite nada do local — o que não aconteceria se estivesse acompanhando todos os detalhes de um roteiro.

Se o seu destino for internacional, por exemplo, é fundamental avaliar os documentos exigidos para entrada nos locais que pretende ir. Alguns lugares exigem apenas passaporte ou RG, mas, em outros, é obrigatória a apresentação do visto e do certificado de vacinação.

Com isso, a probabilidade de as coisas darem certo é bem maior, já que a programação dá uma ideia de como você aproveitará cada parte da viagem, diminuindo consideravelmente as chances de contratempos.

Definição de objetivos

Basicamente, ter um roteiro é ideal para as pessoas que possuem um objetivo bem definido. Independentemente se você vai a lazer, trabalho ou estudos, é a partir desse objetivo que o roteiro será organizado, de acordo com as suas necessidades. Logo, ele deve priorizar os seus interesses e o tempo que você terá disponível.

Além disso, ao montar uma programação com as datas e o que fazer em cada momento, é possível organizar suas atividades evitando certas frustrações. Em alguns lugares, por exemplo, pode haver espetáculos com horários definidos e, caso você se atrase, não conseguirá prestigiar a apresentação e ainda perderá o valor investido no ingresso — caso seja pago.

Otimização do tempo

Outra vantagem do roteiro de viagem é a otimização do tempo. Com uma agenda personalizada, a programação é baseada naquilo que está planejado, de acordo com as preferências individuais — o que torna a experiência muito mais proveitosa.

Desse modo, nada de perder tempo com passeios padrão. A ideia é que os viajantes aproveitem suas férias com o que interessa de verdade, conhecendo o máximo de atrações possíveis no destino e o que mais acharem necessário.

Economia em passagens e hospedagem

Sabemos que as companhias aéreas aumentam os valores de suas tarifas de acordo com o período e a lotação do avião. Assim, quanto mais tarde deixar para garantir sua passagem, mais caro pagará por ela. Por isso, quem se planeja cuidadosamente tem tempo de pesquisar os melhores preços, consegue valores mais em conta e, quem sabe, até aproveita uma promoção na companhia aérea.

Quanto à hospedagem, é possível reservar uma boa acomodação com antecedência, sobretudo se a viagem for durante a alta temporada. Isso porque os hotéis ficam lotados dependendo do destino escolhido e, o quanto antes reservar, menor a chance de passar apuros.

Então, se você não quer pagar caro na hospedagem e nas passagens aéreas, a dica é pesquisar todas as informações antecipadamente, para ter boas opções disponíveis e com bons preços.

Como montar um roteiro de viagem?

Se você não sabe como montar um itinerário interessante, acredite: você não está sozinho. Afinal, uma boa viagem não acontece simplesmente chegando ao local sem se programar, é necessário todo um planejamento!

Vale lembrar que, independentemente da sua preferência, os melhores roteiros são aqueles que apresentam as informações básicas completas e necessárias ao seu descanso, para que você não precise ficar lembrando de tudo de última hora.

O ponto principal é não deixar para organizar tudo em cima da hora. Faça o planejamento com antecedência, aproximadamente 6 meses antes da data de partida, especialmente se for para fora do país. Esse é o tempo suficiente para preparar a documentação, juntar dinheiro e escolher os lugares para visitar. Além disso, caso ocorra algum problema nesse período — a compra de passagens erradas, por exemplo — você ainda vai dispor de tempo para resolvê-lo.

Então, quer saber como montar um roteiro de viagem incrível de forma simples? A seguir, confira as dicas imperdíveis que separamos para você!

Defina o destino

A primeira dica é, sem dúvida, definir o destino para o qual pretende viajar, seja ele nacional ou internacional. Assim, você pode traçar melhor os planos, metas de despesa e estabelecer suas prioridades naquele momento.

Lembre-se de levar em consideração a época que pretende viajar e se é um período indicado para visitar um determinado local. Além disso, passeios em grupo de amigos costuma ser diferente de férias em casal ou viagem com crianças. Então, é importante pensar nisso também.

Caso queira montar um roteiro de viagem acompanhado, respeite a vontade de todos para ninguém se decepcionar. Por fim, não deixe de mergulhar a fundo nas informações disponíveis sobre o local.

Escolha as datas

Outro ponto que precisa ser avaliado na montagem do roteiro é o período da viagem. É importante levar em consideração o tempo que você deseja passar no local escolhido — dias, semanas ou até um mês — e o momento em que ela acontecerá — final de semana, feriado prolongado ou férias.

Dependendo do mês que você escolher, por exemplo, algumas questões podem interferir, principalmente o preço. Os primeiros meses do ano, como Abril ou Março, podem fazer com que você economize dinheiro e consiga aproveitar lugares mais vazios e tranquilos. O mesmo serve para praias, já que os valores de passagens, atrações e hospedagens tendem a subir na alta temporada.

Determine o orçamento

Realize um balanço prévio de gastos para definir uma estimativa de orçamento durante a saída. Isso inclui passagens, hospedagem, locomoção, custos diários e, principalmente, a compra da moeda estrangeira, se você viajar para fora do Brasil.

Pegue papel e caneta e some todos os custos sugeridos. Aproveite para fazer pesquisas na internet para saber quanto custa os passeios. Feito isso, você pode traçar um planejamento financeiro e se programar para ter um orçamento que sustente todas as suas despesas, e que ainda permita alguns luxos extras, como comprar lembrancinhas para amigos e parentes.

Caso vá para o exterior, confirme também se vale a pena levar apenas dinheiro do país escolhido ou cartão de crédito, conforme as taxas cobradas.

Escolha uma hospedagem bem localizada

Com o roteiro de viagem pronto, sabendo exatamente quantos dias você estará na cidade e quanto pode gastar, a próxima dica é reservar o hotel com antecedência, sobretudo se suas férias forem em um período de alta temporada.

A escolha da acomodação pode variar de acordo com o seu estilo, o seu orçamento e, claro, a quantidade de pessoas que estão com você. Enquanto alguns turistas não abrem mão do conforto de um bom hotel, outros preferem a simplicidade e a economia de um hostel, por exemplo.

Tenha sempre em mente a importância de escolher uma hospedagem bem localizada, independentemente de optar por hotel, pousada, resort, albergue ou acomodação pelo Airbnb. Isso permite que você tenha melhor acesso aos locais na cidade e não perca tempo se deslocando.

Defina o meio de transporte utilizado

Com tudo isso definido, o próximo passo é verificar a logística de deslocamento no destino escolhido. Alguns lugares, mesmo que sejam próximos, não apresentam muitas opções de transporte, o que pode dificultar o trajeto, especialmente se for um destino com muitos passeios envolvidos.

Pense em como escolher o melhor meio de transporte. Será que vale a pena alugar um carro? Ou você consegue se virar bem de metrô ou Uber? É preciso comprar outras passagens aéreas para seguir seu roteiro ou dá para viajar de ônibus ou de trem? Busque todas essas informações com antecedência, peça opinião de outros viajantes e não se esqueça de considerar isso no orçamento.

Pesquise os passeios

Pesquisar todos os passeios que pretende fazer antes da viagem é fundamental para seu planejamento, pois, quando você estabelece o que deseja fazer em cada dia e monta um mapa com esse roteiro, não precisa ficar atravessando a cidade de um local para outro e, dessa forma, perdendo tempo.

Defina todas as atividades que deseja fazer, os restaurantes, parques e monumentos que gostaria de conhecer. Além de reunir os nomes das atrações, anote também os bairros, os horários de funcionamento, os valores que são cobrados para acesso, entre outros detalhes.

Se sua viagem for de muitos dias, é interessante deixar um dia livre, para que você volte em algum lugar que gostou ou simplesmente tire algumas horas para descansar. Além disso, é necessário contar com imprevistos e eventuais mudanças de rota, especialmente se houver outras pessoas com você.

Cada cidade tem seus destinos favoritos e aquele que é mais escolhido pelos turistas. Então, se você gosta de conhecer os pontos turísticos mais tradicionais, pode fazer uma lista dos mais famosos e bem posicionados por quem já esteve lá. Lembre-se que, quanto mais detalhes você tiver sobre os locais que visitará, mais chances vai ter de aproveitar melhor o destino e não cair em uma cilada.

Providencie os documentos

Outra dica indispensável é conferir toda a documentação pessoal antes de viajar. Isso evita diversos problemas na hora do embarque, pois, dependendo do destino, a liberação de entrada pode ser bastante rígida, e portar toda a documentação necessária garante sua segurança.

Além do mais, não deixe de conferir se suas vacinas estão em dia e lembre-se de que alguns estados e países possuem vacinas próprias devido à morfologia e à geologia do local.

Em muitos destinos, o seguro-viagem também é obrigatório e tem o objetivo de fornecer assistência em relação à integridade do viajante. Ou seja, diante de eventuais acidentes, doenças e problemas que aconteçam durante o passeio, o seguro pode agir para amenizar as despesas.

Utilize aplicativos para ajudar no roteiro

Existem várias alternativas de sites e aplicativos que ajudam a montar o planejamento da viagem. Cada opção funciona de uma forma diferente, mas, em geral, apresentam recursos semelhantes. Você pode escolher a que julgar mais adequada para seu perfil — ou da sua família, se for o caso.

Esses aplicativos disponibilizam mapas, nos quais você pode marcar onde já esteve e os locais que pretende passar, assim como montar trajetos entre um ponto e outro. Além disso, você também consegue fazer uma pesquisa detalhada sobre atrações, restaurantes, hotéis e passeios turísticos disponíveis naquela cidade.

Confira algumas dicas de sites e aplicativos para otimizar o seu roteiro de viagem!

Sygic Travel

Esse aplicativo é voltado especificamente para o planejamento do roteiro de viagem. Nele, você informa a cidade, as datas em que estará lá, o local em que ficará hospedado e o modo de chegada. Com essas informações, o app sugere diferentes tipos de atrações que podem entrar no seu roteiro. Além disso, você também pode filtrar as sugestões conforme seus interesses.

Skyscanner

O Skyscanner é uma das ferramentas mais famosas para buscar voos. Trata-se de um app bem versátil e fácil de mexer. Com ele, você pode monitorar os preços das passagens aéreas de acordo com as datas escolhidas e recebe uma notificação sempre que o preço alterar. Ele também mostra, por meio de gráficos, as datas mais baratas para viajar.

Viator

Consiste em uma página que ajuda o cliente a decidir o roteiro durante suas viagens. No site, você consegue pesquisar, programar e salvar os melhores passeios para fazer durante a estadia, além de comprar ingressos para atrações turísticas, reservas em restaurantes, espetáculos teatrais, etc. O Viator também mostra fotos, itinerários, valores, comentários de quem já visitou o local, mapa, vídeos e informações adicionais.

TripAdvisor

Muito conhecido entre os viajantes, o TripAdvisor é um site colaborativo que reúne as opiniões dos viajantes de todo o mundo sobre tours, atrações turísticas, restaurantes e hotéis. Nele, você também pode conferir as avaliações sobre as melhores empresas para planejar todo o seu roteiro de viagem de acordo com o destino escolhido.

Google Maps

Sem dúvida, essa ferramenta é uma verdadeira mão na roda para os viajantes. Além de ser um dos aplicativos mais usados para deslocamento, ele é simples e já vem instalado na maioria dos celulares. Você consegue pesquisar as melhores rotas a pé, de carro e de transporte público, assim como descobrir as distâncias e o tempo de locomoção aos pontos desejados. E você pode fazer uma combinação de vários destinos, só precisa clicar no mapa o local e “adicionar a parada”.

Enfim, todos esses sites e aplicativos são ótimas alternativas para começar a fazer o seu roteiro de viagem, principalmente quando você não tem ideia do que fazer, ainda está em dúvida de qual destino escolher, quer conhecer a opinião de outros turistas ou simplesmente deseja algo bem prático.

Dicas extras

Além de tudo o que já falamos, existem alguns detalhes importantes que você não pode esquecer, como o chip de viagem e a organização das malas. Se você vai viajar pelo Brasil, é possível utilizar o seu chip normalmente. No entanto, em viagens internacionais, não vale a pena ativar o serviço de roaming internacional da sua operadora, porque ele costuma ser bem caro.

Nesse caso, a melhor sugestão é adquirir um chip internacional, que você consegue comprar pela internet mesmo. Eles apresentam diversos serviços, com dados ilimitados e voz ilimitada a um preço acessível.

Além disso, na hora de fazer as malas, é interessante ter em mãos um checklist de viagem com tudo o que precisa, como documentos pessoais, produtos de higiene, itens da bagagem de mão, eletrônicos e, claro, muitos looks. Assim, você não esquece nada importante.

Por que fazer um pacote de viagem?

Montar um roteiro de viagem é uma das tarefas mais prazerosas da vida. Quem ama viajar, gosta de organizar cada detalhe do passeio e montar uma programação cheia de atividades e visitas a atrações turísticas. Porém, essa tarefa pode ser muito trabalhosa.

Então, se você está entre os mais precavidos e busca segurança, conforto e praticidade ao realizar seu roteiro, vale a pena considerar um pacote de viagem. Hoje em dia, existem serviços personalizados que ajudam os viajantes, principalmente quando estão sem tempo para programar as férias ou desejam auxílio de um profissional para definir o que fazer durante a viagem, reduzindo, assim, os riscos de imprevistos.

Como a empresa responsável tem bastante experiência e pode construir roteiros de viagens personalizados, de acordo com as preferências de cada cliente ou grupo, é possível obter uma experiência mais assertiva com a ajuda profissional.

Com esse serviço, você pode planejar sua viagem completa na agência, desde a compra da passagem, com as devidas permissões de bagagem, até passeios nos pontos turísticos, alimentação e possibilidades de compras. Ou seja, além do conforto de receber tudo prontinho, você obtém todas as informações necessárias antes mesmo de chegar ao destino. Tudo isso será pensado e indicado exclusivamente para você.

Por fim, lembre-se de que seu roteiro não precisa ser seguido à risca. Ninguém gosta de ter tudo cronometrado o tempo todo, certo? Você está viajando para relaxar e curtir um lugar novo, então procure deixar um tempo livre e abrir espaço para novas aventuras e espontaneidade.

Como você pôde ver, montar o roteiro de viagem é essencial para um passeio cheio de experiências que você levará para a vida toda. Portanto, aprofunde-se na cultura local, experimente a culinária, conheça gente nova e tire muitas fotos! Viva sem medo esses momentos e aproveite ao máximo cada minuto!

E aí, gostou do nosso guia completo? Se você ainda não acompanha a empresa pelas redes sociais, aproveite para seguir e ficar por dentro de mais conteúdos interessantes. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Twitter!

O post Tudo que você precisa saber para fazer um roteiro de viagem incrível apareceu primeiro em Revista Azul.